28 de outubro de 2010

Os fantasmas de Scrooge

Mais um personagem crica, Ebenezer, alguém que representa o que há de pior em nós, seres humanos, e tem uma oportunidade de redimir sua vida.  Isso é algo que está embrenhado no fundo da alma de todos nós.
 
 
 "É uma prábola moral do século 19, eficiente na época vitoriana e nos dias de hoje."
  A história é simples e poderosa, Scrooge, um agiota na Londres vitoriana, vive em miséria auto-imposta, sem gastar sua fortuna nem consigo mesmo, nem com ninguém.  Por isso odeia a época das festas e o espírito de generosidade que domina o período.  Tudo muda quando numa noite de Natal recebe a visita de três espíritos: o fantasma do Natal passado, o do Natal presente e do Natal futuro. Ao rever sua vida, Scrooge tem a oportunidade única de conhecer as  origens da sua avareza e avaliar seu impacto nas pessoas a sua volta.
   Como toda boa trama vitoriana, o conto original é apavorante e nada festivo - o tema da morta e suas consequências é constante.


Acho que Scrooge foi rejeitado pelos amiguinhos, abandonado pela esposa e nunca foi a amado de verdade, isso foi o deixando amargo e mais ninguém se aproximou dele, gerando um círculo vicioso.  Com a aparição dos fantasmas ele pode rever algumas coisas e aproximar pessoas quem nem ele sabia que gostavam dele de verdade.

Melhor não esperar os fantasmas aparecerem pra gente mudar umas coisinhas né.

Beijoka da crica.
  

Um comentário: